Mestre: Cipriano Ferreira da Silva
Sobre
Cipriano Ferreira da Silva nasceu em Paços de Ferreira, distrito do Porto, em 1900, e foi um dos praticantes da Escola de Lisboa que mais se destacou na representação pública do Jogo do Pau Português durante meados do século XX. Fixado em Lisboa, desenvolveu a sua atividade principalmente no Ateneu Comercial de Lisboa, onde recebeu ensinamentos do mestre Domingos Miguel, uma das figuras centrais da modalidade na capital.[1]
Integrava o grupo de jogadores formados por Domingos Miguel no Ateneu, juntamente com nomes como Aurélio da Cunha, Domingos Rebêlo, Joaquim Barroso, António Vicente, Pedro Ferreira e Elias Gameiro.[1] Este núcleo constituiu uma das mais importantes gerações da Escola de Lisboa na primeira metade do século XX, assegurando a presença regular do Jogo do Pau em festividades, saraus e demonstrações públicas realizadas na capital e em diversas localidades da província.[1]
Para além da sua ligação ao Ateneu, Cipriano Ferreira da Silva representou também o Lisboa Ginásio Clube, participando em numerosos saraus realizados no Coliseu dos Recreios e em festas desportivas promovidas em várias regiões do país.[1] A sua atividade contribuiu para a divulgação do Jogo do Pau numa época em que as exibições públicas desempenhavam um papel fundamental na preservação e promoção da modalidade.
A sua presença é igualmente referida entre os praticantes que mantiveram viva a tradição do Jogo do Pau no Lisboa Ginásio Clube após a passagem de António Lapa e durante o período em que a modalidade era orientada por Domingos Miguel.[2] Segundo Rui Simões, apesar da progressiva redução da atividade regular do clube, o Jogo do Pau continuou a ser representado nos seus saraus por jogadores como Inácio Guedes, Cipriano Ferreira da Silva e António Nunes Caçador.[2]
Embora sejam escassos os elementos conhecidos sobre a sua vida pessoal, as fontes disponíveis permitem identificar Cipriano Ferreira da Silva como um dos mais ativos representantes da geração de jogadores formados por Domingos Miguel, contribuindo para a continuidade e divulgação da Escola de Lisboa ao longo de várias décadas.[1]
Publicações onde é citado
|
«
(...) Lisboa Ginásio Clube (Rua dos Anjos, 63), que teve como primeiro mestre António Lapa, e por morte deste, em 1932, Domingos Miguel; a prática veio a desactivar-se, muito embora nos Saraus do clube o Jogo do Pau se tenha representado, com Inácio Guedes, Cipriano Ferreira da Silva e Antonio Nunes Caçador.
» |
|
« (...) o grande mestre Domingos Miguel (...) é o que joga no Ateneu há mais anos, tendo ai trabalhado incansàvelmente e de boa vontade no sentido de desenvolver o jogo do pau na nossa colectividade. Ai se têm formado bons jogadores que representam o Ateneu em festas que se realizam na Capital e na provincia; muitos dos quais já abandonaram o desporto; mas ainda estão em actividade: Aurélio da Cunha, Domingos Rebêlo, Joaquim Barroso, Cipriano Ferreira da Silva, António Vicente e outros mais modernos como Pedro Ferreira e Elias Gameiro. (...) O Lisboa Ginásio] impõe-se pelo apego ao desporto e muito à esgrima nacional. Inácio Guedes e Cipriano Ferreira da Silva também representaram bem o Clube em muitas festas na provincia e saraus no Coliseu, bem assim António Caçador.
» |
Conhecimentos técnico
Mestres onde obteve conhecimentos técnicos do Jogo do Pau português:
| Linhagem de Mestres (Link externo) | Toda a escola de Lisboa (Link externo) |
|---|---|
|
|
|
| Faça duplo clique sobre o nome do Mestre para abrir o seu perfil. Abaixo de cada um, é indicado o período da sua prática (com possível margem de erro), podendo também faltar Mestres ainda não identificados ou introduzidos na nossa Wikipédia | |
Galeria de imagens
Jogadores do Ateneu (1º em cima de pé a contar da esquerda)